quinta-feira, maio 03, 2012

Santa Sara

Santa Sara Kali - a Negra - está ligada a uma antiga tradição católica, da Idade Média, que teve lugar de destaque na Europa: o culto às Virgens Negras.
Centenas dessas virgens, são objeto de veneração até nossos dias, como é o caso de diversas Notres-Dames e de Nossa Senhora de Montserrat e Nossa Senhora de Liesse, Santa Teresa de Lisieux e Nossa Senhora de Lourdes.
A intenção da igreja é representar as virgens negras, em substituição às divindades femininas ligadas aos cultos das religiões pré-cristãs. Tais imagens eram mais comuns à compreensão dos ciganos, já que eles mesmos veneravam divindades femininas telúricas, quase sempre representadas por imagens negras. Daí para o sincretismo foi um passo.
Relacionar Santa Sara a esses mitos ciganos antigos, e a tudo que ela pode significar para a terra, é perfeitamente compreensível. Sara, seria nesse contexto, mais uma dessas representações que os ciganos veneram e respeitam tanto. E por que os ciganos iriam a uma igreja venerar uma santa católica, quando muito bem poderiam ter um santuário ou outro lugar, desvinculado de qualquer credo religioso, para realizar seus encontros com Sara? Porque os ciganos respeitam todos os credos. Porque os ciganos jamais deixariam para trás um pedaço de si, mesmo que esse pedaço fosse representado po uma imagem católica.
A relação que os ciganos tem com seus santos protetores, difere das relações dos católicos com os mesmos. Os ciganos não ligam muito para o que pré-determinam os credos espalhados pelo mundo, muito embora participem deles.
Os ciganos em seu jeito espontâneo de expressar fervor e fé, se colocam extremamente a vontade com a divindade, pois a tem como companheira, amiga, confidente. Além do mais, o mito dos antepassados e dos seus deuses- todos da própria natureza - é diferente, e quando perguntados sobre o que há por trás de seu credo tribal, saem em desconversa. São discretos nos comentários sobre o assunto, embora o tratem de maneira apaixonada.

Fonte: * Os mistérios de Santa Sara - O retorno da Deusa pelas mãos dos Ciganos

                Sibyla Rudana.

Nenhum comentário: