terça-feira, julho 13, 2010

Vidas e Segredos de alguns Espíritos Ciganos


Cigano Pablo
- Viveu com seu instrumento feito com uma carapaça de tartaruga branca. Andava pelas cidades de Espanha mourisca, ganhando seu pão com cantigas. Era um calon ( cigano Ibérico). Às vezes fumava seu cachimbo enquanto levava sua carroça. Hoje "baixa" alegre, cantando.
Teve uma morte rápida, como se tivesse adormecido. Foi enterrado em Sevilha, próxima à uma árvore, onde os gitanos levam flores e frutas.


Cigana Esmeralda
- Viveu na França quando os gitanos entraram em Paris. Era bela, e andava sempre com uma cabra, sua mascote. Serviu de inspiração, para o famoso livro: O corcunda de Notre Dame.

Cigano Wladimir
- Foi um rei cigano na Hungria. Peregrinou pelo mundo, teve muitas mulheres, morreu velho e rico. Gosta de trabalhar com punhal, pois foi um guerreiro. Pisa forte, dança como Húngaro.

Cigano Ramirez
- Cigano que "baixa" muito na Umbanda. Foi carroceiro, vendedor de panelas e tachos. Trabalha para o bem e é muito querido.

* Esses andarilhos nos falam de suas vidas na Terra. Verdade? Ou lenda?
Gente corajosa essas das viagens e altiva...mas tem medo dos mulôs ( almas penadas), tem sim! Jamais acampam próximo de cemitérios. Bem, cada povo com suas crenças!

Fonte: Jornal Povo Cigano
Yá Ana Lúcia Farelli
Sacerdotisa do Templo de Magia Cigana

Nenhum comentário: