sábado, julho 17, 2010

Santa Sara

Sara é um referencial de fé e de amor. É uma mensageira de Jesus Cristo; um Farol de Luz.
É o perfume que segue os ciganos na liberdade das estradas. É a padroeira dos Ciganos nos quatro cantos do mundo.
Existem várias versões com as lendas de Sta Sara. Entre os anos de 44 e 45, por causa das perseguições cristãs, pela ira do Rei Herodes Agrippa, alguns discípulos de Jesus foram colocados em embarcações, entregues à própria sorte. Em uma dessas embarcações estavam Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéiae Trofino, que junto com Sara uma cigana escrava, foram atirados ao mar. Milagrosamente a barca sem rumo atravessou o oceano e aportou em Petit- Rhône, hoje Saint Marie de la Mer, na França. Segundo a lenda, as três Marias, em desespero em alto mar, choravam e rezavam o tempo todo. Sara ao ver o sofrimento das Marias, retirou o lenço da cabeça e chamou por Jesus Cristo, fazendo um juramento ao Mestre, no qual Sara tinha fervorosa fé. A cigana prometeu que se todos se salvassem ela seria escrava do Senhor e jamais andaria com a cabeça descoberta.
O lenço é um simbolismo forte entre os ciganos. Significa a aliança para a mulher casada em sinal de respeito e fidelidade. Santa Sara protege as mulheres que querem ser mães e sentem dificuldades em engravidar; protege também os partos difíceis. Basta ter fé em sua energia.
Na cripta da igreja onde se encontra Santa Sara, existem muitos lenços em sinal de agradecimentos de mulheres que engravidaram e tiveram seus filhos sadios. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada por seu povo.

Nenhum comentário: