quarta-feira, outubro 17, 2007

Vittorio Mayer Pasquale

Spatzo
Na língua dos ciganos, romaní, spatzo significa
"passarinho", que nos remete à liberdade!

Este poema é de Spatzo.

Liberdade
Nós ciganos só temos uma religião: a liberdade.
Em troca dela renunciamos à riqueza, o poder, à
ciência e a sua glória.
Vivemos cada dia como se fosse o último.
Quando se morre, se deixa tudo: um miserável carroção ou um grande
império.
E nós cremos que naquele momento é muito melhor termos sido ciganos
do que reis. Não pensamos na morte. Não a tememos, eis tudo.
O nosso segredo está em gozar a cada dia as pequenas coisas, que a vida
nos oferece, e que outros homens não sabem apreciar:
uma manhã de sol, um banho na nascente, o olhar de alguém que nos ama.
É dificil entender estas coisas, eu sei. Cigano, se nasce.
Gostamos de caminhar sob as estrelas. Contam-se coisas sobre os ciganos.
Dizem que lêem o futuro nas estrelas, e que possuem o filtro do amor.
As pessoas não crêem nas coisas que não sabem explicar. Nós, ao contrário
não procuramos explicar as coisas nas quais cremos.
A nossa vida é simples, primitiva. Basta-nos ter o céu por telhado, um fogo
para nos aquecer, e as nossas canções, quando estamos tristes.

4 comentários:

Feiticeira Lunar disse...

oi, seu blog, que é muitoooooo legal, tem textos maravilhosos, bom estou indo viajar, mas quando voltar vou lhe ajudar a fazer um tempolate muito legallll, que combine com o tem...
Abraçooooooo e tenha uma otima semana

Daniela disse...

Lu teu blog tá lindo e cheio de informações boas.Que o povo cigano continue te iluminando sempre,beijos carinhos da amiga Dani

Kika disse...

Esta frase do Ceu é meu teto a terra minha Pátria e a Liberdade minha religião é o título de meu blog antigo...http://www.spiritualistmother.blogger.com.br
aliás..lá tem alguns posts sobre cigana..asism como meu http;//www.fotolog.net/raiosdeluz

Vi ali sua amiga falando sobre templates..
não sou muito craque mas se precisar ajudinha...até ela voltar..pode pedir..

Arribabô Arriba!

Unknown disse...

Parabéns pelo blogger. O povo Cigano merece ser reverenciado com muito carinho.
Gostaria de obter informações sobre o Cigano Raul. Sei apenas que foi casado com a Cigana Samira.
se você ou alguém tiver alguma informação, por favor, faça contato.
Abraços