sábado, julho 17, 2010

Ritual do Fogo, do Pão e do Vinho


O ritual do fogo é um ritual de transmutação, de prosperidade, de cura, e de abertura dos caminhos. Nós consagramos punhais, chaves, ferraduras, objetos usados em magia, que após consagrados tornam-se talismãs.
Geralmente quem trabalha com o ritual é o cigano mais velho. Para acender a fogueira, geralmente é a cigana mais velha, porque só a mulher pode acender a fogueira.
O ritual do pão é muito sagrado, é um ritual de prosperidade. Coloca-se arroz embaixo do pão, no centro uma vela azul ou branca, que significa paz, o pão é o corpo de Cristo e o vinho, o sangue. Tudo deve ser feito com amor e carinho, o pão não deve ser cortado, os pedaços são tirados com a mão.

Fonte:
Revista Espiritual de Umbanda.
entrevista com Flávio Nalini.
grupo Kalon.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei poder conhecer um pouco mais sobre essa bela e misteriosa cultura.Estou fazendo uma pesquisa sobre a mesma e através de teu Blog, pude absorver um pouco mais de conhecimentos ritualístícos.Gostaria de poder entrar em contato com vc para que pudéssemos conversar mais a respeito deste assunto, pois estou juntamente com meu grupo de teatro montando um espetáculo... e adoraríamos poder vivenciar tudo isso. beijos atenciosos.