sexta-feira, abril 25, 2008

Costumes Ciganos:


Tradicionalmente, os ciganos levam vida nômade, deslocando-se em grupos de tamanhos diversos, compostos por um conjunto de núcleos familiares mais ou menos extensos, sob a liderança de um chefe vitalício escolhido.
A maioria dos ciganos, até poucas décadas atrás, ainda formavam caravanas puxadas por cavalos; abrigavam-se em tendas, pedreiras e minas. Em fogueira, ao ar livre, cozinhavam seus frangos, ovos e vegetais. Seus alimentos, afirmam os comentaristas mais críticos, eram "quase sempre roubados, já que eles não plantam, nem criam animais para o abate". "Sua profissão é a mentira", diz Cervantes. "Mas há uma lei cigana que proíbe roubar... alguém mais pobre."
Viviam principalmente da criação e comércio de cavalos, do artesanato em metal, vime e madeira, e das artes divinatórias, como cartomancia e quiromancia. A música dos ciganos, executada em público apenas pelos homens, permanece muito popular e é uma atividade rendosa na Europa Central.


Cigano de "ontem"
Primeira metade do sec. XX - França

www.casadei.fr


Violinista cigano
República Tcheca

www.slunceveskle.com

Não abandonam a quiromancia, embora professem a religião dominante no país em que se instalam. As adivinhações têm terminologia própria e algumas vezes utilizam as cartas como acessório. Através dos ciganos, o baralho (tarot) foi difundido pela Europa. Assimilam facilmente as artes do lugar onde habitam, em especial a música e as danças folclóricas. Interpretam-nas com um estilo próprio, que inclui o uso do violino, seu instrumento por excelência.
Cada grupo tem um chefe natural, escolhido, não-hereditário.
Na família, o membro central é a mãe, que exerce autoridade sobre os filhos e é dona do patrimônio.
O mesmo sistema se aplica à tribo, que tem uma mãe tribal, a puri dai, guardiã do código moral. Os infratores são julgados por um júri de "condes". E, nos casos mais graves, a pena é o banimento da tribo.
Alguns estudos dão nuances diferentes da organização social dos ciganos, possivelmente em razão da diversidade dos grupos estudados. Quanto à posição das mulheres dizem que "segundo os costumes ciganos, as mulheres devem subserviência aos homens, e as mulheres casadas sempre usam um lenço para cobrir a cabeça".

Um comentário:

Bárbara M.P. disse...

Olá Luna,

Sou publicitária e tenho um blog de textos no endereço que se chama "Cartas trazidas pelo vento". Lá, hoje publiquei um texto sobre uma partida. Um amor "de saída". Alguém que se vê tendo de partir para outro lugar por não ter mais o que fazer (ou como fazer) em um mundo que dividia com outro alguém. A tradição e origem ciganas foram utilizadas como minha metáfora para descrever o sentimento que carrego. Conheci esta página em uma pesquisa no Google e seria uma honra se pudessem ler este pequeno texto quando for possível. Meus textos são sempre premiados, mas é a primeira vez que falo deste tema e uma opinião vinda de um representante do povo cigano seria um grande prazer.
Aliás, parabéns por esta página, muito bem elaborada e de textos belíssimos.

Um abraço querida,

Bárbara M.P.